Histórico da Convenção Baiana




  • Idealizada por Dery Lima, a 1ª Convenção de Malabrismo, Circo e Arte de Rua, realizada de 18 a 21 de fevereiro de 2010 no camping de Stella Maris, Salvador/BA foi a concretização de um sonho. Tudo começou com os Encontros de Malabares Arte e Cultura nas praças de Salvador, com a  troca de experiência entre artistas e com as viagens para outras convenções e festivais no Brasil e na America latina. Estes encontros e viagens trouxeram também para o sonho Robson Mol, da Trupeniquim - Cia de Circo e Laili Flórez, do Grupo Nariz de Cogumelo.

  • Os três então decidiram investir no sonho, agora coletivo, e realizar a Convenção Baiana. Seria um encontro maior, onde  artistas baianos e nordestinos poderiam ter maior facilidade de vivenciar uma experiência mais ampla,  com diversos artistas de diversos cantos e partes do Brasil e do Mundo.

  • As duas primeiras edições contou com artistas da Suíça, Bélgica, Inglaterra, Itália, França, Peru, Espanha, Uruguai, Equador, Chile,  Argentina e Estados Unidos; além de artistas dos estados brasileiros de Sergipe, São Paulo, Brasília, Paraná,  Rio de janeiro e Rio Grande do Sul.

  • A 2° edição, realizada de 13 a 16 de janeiro 2011, sob a lona do Circo Picolino, no Parque de Pituaçu em Salvador/BA, teve um clima bem familiar. Foram realizados espetáculos, oficinas, competições, ajustando problemas e potencializando as qualidades encontradas na primeira edição.

  • A Convenção Baiana tem por objetivo ser cada vez melhor e mais agregadora, ajudando a difundir e divulgar as artes do Malabarismo, Circo e da Arte de Rua no Estado da Bahia.